sábado, 7 de março de 2009

Leite derramado...

Outro dia fui assistir a Milk, o filme sobre um ativista gay chamado Harvey Milk, dirigido por Gus Van Sant e magistralmente interpretado por Sean Penn. Tenho certeza de que não achei o filme ruim, mas já não sei dizer se ele é bom, muito bom ou apenas razoável. É que o Sean Penn no papel de Milk me lembrou tanto um amigo queridíssimo, morto no ano passado, que eu não consegui mais assistir ao filme como se ele fosse simplesmente um filme. Ficava vendo o Chico lá o tempo todo. As expresões faciais, o jeito de rir, a presença de espírito, um certo deboche, tudo me lembrava o Chico. Saí do filme aos prantos, subi a Rua Augusta soluçando e viajei no metrô (pareceu levar horas) até o Sumaré tentando me esconder dos outros passageiros. O Chico era um desses amigos que fazem a gente se sentir bem no mundo, apesar do mundo. Inteligente sem ser pedante. Sensível sem ser chato. Convicto sem ser doutrinador. Um par. Dividíamos idéias, ideais, trabalhos de faculdade. Ficávamos boas horas conversando em frente à sua casa sempre que eu lhe dava uma carona. E hoje, quando lavo a pia da cozinha, irremediavelmente lembro-me do Chico. Um dos poucos homens que não deixavam aquele restinho de louça sujo dentro da cuba. Tinha que lavar tudo, inclusive a pia, e as coisas gordurosas sempre por último, para não engordurar o resto. Falando assim até parece que ele tinha manias… Nada que todos nós não tenhamos. Ele era meu amigo, ele era adorável. Só isso. Só?...

2 comentários:

  1. Não, en vero não era só isso né Márcia... mas olha só, você que esteve perto dele ainda teve isso, essa coisa de sentí-lo por perto. O engraçado é que a ultima vez que o ví estava justamente subindo a Augusta, eu na Itu ou numa dessas, dentro do carro tentando chamá-lo, imagina, no ruído da cidade chamar alguém é quase impossível. Ele aéreo, aéreo. Nada senão a ultima foto, foi o que permaneceu, pouco, muito pouco. Ah um cara sábio, essa é a palavra... No tempo, quais são as janelas que conseguimos abrir, de verdade?

    bjs

    Luis

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luis.

    Que bom receber um post seu... Pena que o tema seja a morte de um amigo querido.

    Bjs

    ResponderExcluir