quarta-feira, 18 de março de 2009

Quase Razoável

Patricia me deu a ideia e eu resolvi botar no ar. De vez em quando a gente nem acredita que seja capaz de dizer ou fazer certas coisas. Depois percebe que vive fazendo aquilo o tempo todo consigo mesmo. Neste caso o que houve foi um mal entendido, mas a expressão ficou e ainda por cima na minha conta (claro, fui eu que, involuntáriamente, inventei). Quarta-feira à noite. Aula de joalheria. Estávamos lá, a professora, eu (a assistente) e alguns alunos. Eu atendia os “casos” mais simples, que não exigissem um conhecimento tão profundo da técnica, mas procurava caprichar, ser exigente sem ser carrasca e ser compreensiva sem ser condescendente. Eis que uma aluna me pergunta se os primeiros passos do acabamento de sua peça estavam bons. Pego a pequena jóia na mão, olho com bastante cuidado e vejo alguns risquinhos. Nada que impedisse a peça de ir para o polimento (tendo em vista que era uma das primeiras, senão a primeira, que ela executava). Então digo a ela: está quase (perfeito, penso, mas revejo o pensamento e considero toda a questão didática que passava pela minha cabeça) razoável, é o que me sai da boca. Quase… razoável. A aluna era tímida, demorou uma semana para me dar um toque: Márcia, eu sei que vocês gostam de mim, mas você não precisa dar tanta volta para me falar a verdade. Tento me explicar. Inútil. Já virei a chacota da turma. Damos boas risadas, passamos a usar a expressão frequentemente, vira um slogan: Está quase razoável, quase razoável…

4 comentários:

  1. QUASE RAZOAVEL , QUASE ADEQUADA , QUASE FELIZ , QUASE VIDA , QUASE ARTE . DE QUASE EM QUASE A GENTE FAZ E OUSA SEMPRE E QUASE DA CERTO .... SE NAO DER E PQ. AINDA NAO CHEGAMOS NO QUASE LA . PS. E SO UM TESTE .

    Madrinha

    ResponderExcluir
  2. Olá Márcia! Sou o Rodrigo, sobrinho da madrinha, tudo bem?

    Qual perfil devemos selecionar para postar? o URL nao aceitou os caracteres e enviamos como anônimo.
    PS: Madrinha e eu achamos e aprovamos seu lindo visual!! QUASE PERFEITO!

    Sonia e Rodrigo

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS!!!!!!!!!!

    Obrigada pelos comentários. A foto tá meio esquisita, mas eu juro que o cabelo ficou legal de verdade. Quanto ao jeito de postar, acho que só se você tiver uma conta do google, como a do Orkut ou de um google group, daí você posta como Conta do Google. Ou se você tiver um blog, daí posta como se fosse uma URL. Vou postar esse aqui como uma conta do Google, por exemplo.
    Muitos beijos a vocês!!!!

    ResponderExcluir
  4. Só mais uma coisinha:

    Felizmente somos humanamente imperfeitos. Perfeição é coisa de outro tipo de sei lá o quê (natureza, divindade, de qualquer modo, algo que está além de nós). O quase é bem humano, né? Tô quase gostando da expressão. De verdade!

    ResponderExcluir