terça-feira, 31 de março de 2009

Carcinoma Papilífero

O nome bem que é bonito. É sonoro. Tem ritmo. Nunca vi (não tive coragem de encarar as lâminas arroxeadas), mas imagino, poeticamente, exclusivamente levada pela sonoridade, milhares de células em forma de asa de borboleta, agrupadas em pequenos leques que se juntam, formando longas espirais emaranhadas num nó bem apertado. Deve ser por isso que doeu tanto para fazer aquela maldita punção. Deve ser por isso que vivi tanto tempo com essa sensação de nó na garganta. Quando recebi o resultado do exame, me desesperei, entrei em pânico, mal pude acreditar. Eu tinha uma neoplasia cujo nome científico é carcinoma papilífero. Senti nojo de mim mesma. Nojo de carregar na garganta algo que poderia me matar e que nasceu do meu próprio corpo. Senti medo. Senti raiva. Senti culpa. Senti uma tristeza infinita. Senti o peso da solidão da morte.

O único dado positivo (metaforicamente falando, porque todos os dados clínicos eram, felizmente, muito positivos) é que neoplasia significa nova forma. De algum modo, há uma criatividade nisso tudo, a tentativa de ousar uma nova maneira, uma busca de vida nessa morte. Mas que Deus me livre e me proteja de usar minha criatividade assim, desse jeito auto destrutivo, em qualquer outra oportunidade. Amém.

PS: Isso aconteceu em 2006. Mas a elaboração, que agora virou texto, foi acontecer só hoje, mesmo.

6 comentários:

  1. Minha linda e muito linda Maricota,

    Acho que não há comentário que possa amenizar a dor de uma experiência que deixou uma ferida tão forte e profunda...
    Há sim a constatação de que um pouco da dor já virou texto e ainda bem que vc virou a página e está aqui, entre nós, BEM E MUITO VIVA!

    "Avanti, minha linda companheira" que ainda temos muitas páginas para serem preenchidas...

    Muitos beijos vividamente intensos e amorosos,
    Dékinha

    ResponderExcluir
  2. Bacana, exorcizando todas as mazelas do passado,
    é isso mesmo queridona.Essa mazelona ja ficou aqui registrada, mastigada e arquivada, no arquivo morto por favor.
    O dia é hoje, e se há vida viva! (Roubei do Tenesse Williams.
    Quando é que vc aparece ser querido que habita o universo?
    Saudades
    Tiça

    ResponderExcluir
  3. Maricotinha querida

    Seu blog está cada vez melhor!
    Você é uma pessoa muito criativa e muito verdadeira. Fico contente em ver como você está lidando com todos esses traumas. Como diz a Tiça, acima: exorcizando todas as mazelas do passado. Esvazie mesmo todas essas mazelas para ter espaço para novas alegrias. Viva a vida!Te amo muito!
    Sua mãe

    ResponderExcluir
  4. Estava pesquisando sobre este carcinoma que já atormentou sua vida e agora atormentou a minha. Acabei de pegar um exame e corri para uma lan rouse para pesquisar sobre este tal de carcinoma papilífero e surpreendentemente Deus me colocou em teu blog para ler o teu depoimento...obra do destino? Talvez.O que importa e gostaria que vc soubesse e que o seu depoimento me fez sentir-me melhor depois desta notícia. Um grande ABRAÇO E OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  5. marilaine
    tambem estou no mesmo caminho que vc vou fazer tireodectomia total dia 31/03/10 to 1 pouco aprensiva confesso! mas DEUS esta comigo vou vencer!!!!! tambem tenho purpura outro abaxi!!!! tudo tem que ser controlado por varios medicos!! mas vou conseguir SE DEUS ESTAR COMINGO quem sera comtra mim!!!! CARCINOMA PAPELIFERO!!!

    ResponderExcluir
  6. Ola..sou a Gina de (MG)tenho 31 anos..fiz esvaziamento total da tireoide estav com carcinoma papelifiro, a cirugia foi um sucesso, mas pra meu desespero,,fui fazer exames de rotina acompanhamento e qaundo fiz o ultra som..nossa tinha 3 ninfonodulos.nossa e nem completaria um anos que fiz z cirugia e teria que entrar em outra,,infelismente voltou!! Mas eu to bem tenho cabeça boa e tudo vai dar certo..antes isso tem tantos outros casos piores..Deus sempre estece comigo..e nao e agora que ele va me deixar né..
    Se alguem quiser conversar.
    glemos2007@hotmail.com

    ResponderExcluir